v1 Acervo Documental

Nosso acervo documental e fotográfico combre um período de tempo contínuo desde 1837, data de nascimento de Benjamin Constant, até 1990, ano de falecimento de Pery Constant Bevilaqua (neto de Benjamin). O arquivo do museu é uma importante fonte de pesquisa para várias áreas de conhecimento, tais como: História do Brasil Império e República, Antropologia, História da Educação, Filosofia, Sociologia, Política, Positivismo, entre outras. Temas mais específicos, como Proclamação da República, Políticas Educacionais no 2º Reinado e República, Governo Provisório, Revolução de 1930, Militarismo no Brasil, Golpe de 64, Ensino Militar, dentre outros, também podem ser analisados detalhadamente.

Além disso, preservamos uma das mais completas coleções fotográficas do Brasil, já que possui exemplares de praticamente todos os processos de produção da fotografia, desde o século XIX. O Arquivo Histórico conta com 27.000 documentos e 4.162 fotografias, distribuídos pelos 5 fundos listados abaixo. O Fundo Benjamin Constant é o primeiro a ser disponibilizado na plataforma Tainacan.

  • Fundo Benjamin Constant É composto por documentos produzidos por Benjamin Constant no exercício de sua vida pública e privada. Como professor, educador, diretor de escolas, engenheiro militar e Ministro da Instrução Pública, deixou um vasto conjunto de documentos sobre: políticas educacionais e práticas científicas no Império e no início da República, incluindo documentos de instituições como a Escola Normal da Corte, o Imperial Instituto dos Meninos Cegos, a Escola Militar, o Colégio Pedro II, a Escola Politécnica e o Imperial Observatório Nacional. O Fundo também contém correspondência pessoal e profissional, documentos sobre a Guerra do Paraguai, Positivismo, Proclamação da República e Governo Proviósrio. O conjunto foi preservados por sua esposa, Maria Joaquina, e doados ao então SPHAN, em 1958, quando do tombamento da casa e do acervo. Outra parte deste fundo foi doado por seu neto General Pery Constant Bevilaqua em 1980, por ocasião da organização e montagem do museu, aberto ao público em 1982.
  • Fundo Família Benjamin Constant – É constituído, em sua maioria, por correspondências e documentos pessoais da família de Benjamin Constant. A documentação permite acessar parte da vida cotidiana de uma família no final do séc. XIX e início do séc. XX, por meio de cartas trocadas entre os parentes e entre a família e amigos próximos. Um conjunto importante deste Fundo trata da preservação da memória póstuma de Benjamin Constant.
  • Fundo José Bevilaqua – José Bevilaqua foi aluno de Benjamin Constant na Escola Militar da Praia Vermelha, casando-se posteriormente com Alcida Botelho de Magalhães, uma das filhas de seu professor. Envolveu-se com as agitações do 15 de novembro de 1889 e fez carreira militar, chegando a General de Brigada. O Fundo que leva seu nome contém, em sua maior parte, correspondência, tanto com familiares quanto com pessoas externas à família. Destacam-se as cartas que escreveu para os pais enquanto estudava na Escola Militar da Praia Vermelha, nos anos finais do Império e início da República.
  • Fundo Pery Constant Beviláqua – Retrata de forma bastante completa a trajetória de seu titular. Todas as funções exercidas durante sua carreira militar e sua vida pública em geral estão documentadas neste que é o maior conjunto documental preservado no museu. Além disso, há significativo volume de correspondência familiar e de anotações pessoais. Dentre os temas presentes, podemos destacar a conjuntura político-militar dos anos 1950 e 60, e a atuação do General Pery no Superior Tribunal Militar, durante a Ditadura Militar. O Fundo PCB inclui também recortes de jornais, impressos e muitas fotografias.
  • Fundo Agliberto Xavier – Agliberto Xavier foi aluno de Benjamin Constant e um dos mais aguerridos defensores da memória póstuma de seu professor. Sua família cultivou grande amizade com a família de Benjamin, o que fez com que parte do seu arquivo pessoal se juntasse ao conjunto de documentos doados ao museu. Trata-se do nosso menor Fundo arquivístico, entretanto é bastente significativo para os estudos sobre Clube Cívico e Republicano Benjamin Constant e sobre alguns aspectos do Positivismo, no século XX.
Pular para o conteúdo