Acervo Museológico

Nosso acervo museológico atualmente conta com cerca de 1.400 itens dentre peças de Mobiliário, Pinturas, Esculturas, Objetos Pessoais, Utensílio Domésticos, Livros, Documentos e Fotografias

A história do acervo


O acervo do Museu foi constituído inicialmente por peças reunidas quando do tombamento do imóvel pelo SPHAN no ano de 1958, além de doações feitas pelo neto de Benjamin Constant, Pery Constant Bevilaqua

Com a retomada da casa pela União, em 1961, por ocasião do falecimento da filha mais nova de BC, foram encontradas peças de mobiliário que também ficaram sob a guarda do SPHAN. 

No ano de 1980, com os trabalhos de organização do Museu, foi doado mais um conjunto de objetos que pertenceram a Benjamin Constant e seus familiares por seu neto Pery, para a montagem da exposição e inauguração do Museu em 1982.

Em 1993, o Museu recebe por doação dos bisnetos de Benjamin Constant, objetos e grande volume de documentos que pertenceram à Pery Constant Beviláqua, falecido em 1990.

As coleções

O acervo do Museu é dividido em cinco coleções distintas, apresentadas a seguir:

Coleção Benjamin Constant

Coleção formada por objetos que pertenceram ao patrono do Museu

Coleção Família

Coleção formada por objetos que pertenceram a viúva Maria Joaquina e descendentes de Benjamin Constant

Coleção José Beviláqua

Coleção formada por objetos pertencentes ao genro de Benjamin Constant

Coleção Pery Bevilaqua

Coleção formada por objetos pertencentes ao neto de Benjamin Constant

Coleção Museu

Coleção formada por peças de época e réplicas doadas para a reconstituição dos ambientes da exposição

Destaques do nosso acervo

Retrato de Benjamin Constant

Décio Villares, 1890. Óleo sobre tela.

Um dos destaque de nosso acervo é a recente aquisição no ano de 2017 de um retrato de Benjamin Constant pintado a óleo sobre tela por Décio Villares, artista positivista e o principal retratista de Benjamin Constant.  O quadro em questão documenta visualmente a construção da imagem de Benjamin como Fundador da República, em diálogo com a retórica positivista do final do século XX. Além da importância histórica, a aquisição foi significativa por ter sido a primeira vez que um objeto foi incorporado ao acervo de uma unidade museológica do IBRAM através do exercício do direito de preferência de compra em leilões, previsto em legislação vigente.


Máscara mortuária

1958. Molde em gesso.

Outro destaque é a máscara mortuária do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, feita na ocasião do seu falecimento em 5 de Maio de 1958. Foram produzidas algumas unidades da mesma e doadas a pessoas que tiveram participação na vida do Marechal, sendo então adquirida pelo Museu Casa de Benjamin Constant, visto a relação próxima construída entre Rondon e Benjamin. Na Escola Superior de Guerra, Benjamin Constant foi professor e alvo de grande admiração por Rondon, o qual adotou posteriormente a doutrina Positivista e participou ativamente no movimento em prol da Proclamação da República brasileira, recebendo condecorações pelo feito.

Confira o acervo completo!

Atualmente, o museu conta com cerca de 1.400 itens de acervo museológico, dentre peças de Mobiliário, Pinturas, Esculturas, Objetos Pessoais, Utensílio Domésticos, Livros, Documentos e Fotografias:

Pular para o conteúdo