Acervo Documental

Nosso acervo documental e fotográfico cobre um período de tempo contínuo desde 1837, data de nascimento de Benjamin Constant, até 1990, ano de falecimento de Pery Constant Bevilaqua (neto de Benjamin).

O que você pode encontrar?


O arquivo do museu é uma importante fonte de pesquisa para várias áreas de conhecimento. Nosso acervo documental abrange áreas como História do Brasil Império e República, Antropologia, História da Educação, Filosofia, Sociologia, Política, Positivismo, entre outras.

Temas mais específicos, como Proclamação da República, Políticas Educacionais no 2º Reinado e República, Governo Provisório, Revolução de 1930, Militarismo no Brasil, Golpe de 64, Ensino Militar, dentre outros, também podem ser analisados detalhadamente.

Confira o acervo completo!

Preservamos uma das mais completas coleções fotográficas do Brasil, já que possui exemplares de praticamente todos os processos de produção da fotografia, desde o século XIX. O Arquivo Histórico conta com 27.000 documentos e 4.162 fotografias, distribuídos pelos 5 fundos listados abaixo. O Fundo Benjamin Constant é o primeiro a ser disponibilizado na plataforma Tainacan e você pode acessá-lo pelo botão abaixo:

Conheça os fundos presentes em nosso acervo:

Fundo Benjamin Constant

É composto por documentos produzidos por Benjamin Constant no exercício de sua vida pública e privada. Como professor, educador, diretor de escolas, engenheiro militar e Ministro da Instrução Pública, deixou um vasto conjunto de documentos sobre: políticas educacionais e práticas científicas no Império e no início da República, incluindo documentos de instituições como a Escola Normal da Corte, o Imperial Instituto dos Meninos Cegos, a Escola Militar, o Colégio Pedro II, a Escola Politécnica e o Imperial Observatório Nacional. O Fundo também contém correspondência pessoal e profissional, documentos sobre a Guerra do Paraguai, Positivismo, Proclamação da República e Governo Provisório. O conjunto foi preservado por sua esposa, Maria Joaquina, e doado ao então SPHAN, em 1958, quando do tombamento da casa e do acervo. Outra parte deste fundo foi doado por seu neto General Pery Constant Bevilaqua em 1980, por ocasião da organização e montagem do museu, aberto ao público em 1982.

Fundo Família Benjamin Constant

É constituído, em sua maioria, por correspondências e documentos pessoais da família de Benjamin Constant. A documentação permite acessar parte da vida cotidiana de uma família no final do séc. XIX e início do séc. XX, por meio de cartas trocadas entre os parentes e entre a família e amigos próximos. Um conjunto importante deste Fundo trata da preservação da memória póstuma de Benjamin Constant.

Fundo Pery Constant Bevilaqua

Retrata de forma bastante completa a trajetória de seu titular. Todas as funções exercidas durante sua carreira militar e sua vida pública em geral estão documentadas neste que é o maior conjunto documental preservado no museu. Além disso, há significativo volume de correspondência familiar e de anotações pessoais. Dentre os temas presentes, podemos destacar a conjuntura político-militar dos anos 1950 e 60, e a atuação do General Pery no Superior Tribunal Militar, durante a Ditadura Militar. O Fundo PCB inclui também recortes de jornais, impressos e muitas fotografias.

Fundo José Bevilaqua

José Bevilaqua foi aluno de Benjamin Constant na Escola Militar da Praia Vermelha, casando-se posteriormente com Alcida Botelho de Magalhães, uma das filhas de seu professor. Envolveu-se com as agitações do 15 de novembro de 1889 e fez carreira militar, chegando a General de Brigada. O Fundo que leva seu nome contém, em sua maior parte, correspondência, tanto com familiares quanto com pessoas externas à família. Destacam-se as cartas que escreveu para os pais enquanto estudava na Escola Militar da Praia Vermelha, nos anos finais do Império e início da República.

Fundo Agliberto Xavier

Agliberto Xavier foi aluno de Benjamin Constant e um dos mais aguerridos defensores da memória póstuma de seu professor. Sua família cultivou grande amizade com a família de Benjamin, o que fez com que parte do seu arquivo pessoal se juntasse ao conjunto de documentos doados ao museu. Trata-se do nosso menor Fundo arquivístico, entretanto é bastante significativo para os estudos sobre Clube Cívico e Republicano e sobre alguns aspectos do Positivismo, no século XX.

Pular para o conteúdo