Curadoria:
Vozes do silêncio:
Mulheres no Brasil oitocentista (XIX)
Figuras históricas importantes, as mulheres participaram de modos variados da vida pública e privada do Brasil oitocentista. Entre trabalhadoras, matriarcas, professoras, esposas, e outras funções, a condição feminina ainda é vista, muitas vezes, como parte separada dos grandes fatos históricos. Em contraponto a essa perspectiva distorcida, destacamos aqui uma pequena parte dos hábitos e do cotidiano de três brasileiras do século XIX, mulheres de diferentes gerações e com histórias entrelaçadas: Olympia Coriolano da Costa, Maria Joaquina da Costa Botelho de Magalhães e Bernardina Botelho de Magalhães.
Curadoria:
Benjamin Constant, educador
Benjamin Constant Botelho de Magalhães. Fundador da República, positivista, militar, ministro de Estado, matemático, desempenhou com igual importância o papel de professor e educador. Sua trajetória de vida pode funcionar como um mapa para a compreensão das relações entre educação e sociedade no Brasil do século XIX.
Curadoria:
Da casa ao Museu: A formação do Museu Casa de Benjamin Constant
Os “museus-casa” são aquelas residências que por seu interesse histórico ou pela importância de seus donos foram preservadas como registros de sua época. O Museu Casa de Benjamin Constant é um típico exemplo, concebido com a missão de preservar o ambiente familiar e o contexto sociocultural em que viveu Benjamin Constant. Como um lugar de memória, permite ao visitante uma sensação de viagem no tempo e uma reflexão sobre o processo histórico da passagem do Império à República. Mas como chegamos até aqui? Como se constituiu o Museu Casa de Benjamin Constant? Quantas marcas o tempo deixou nas paredes, objetos e documentos desta casa histórica?